Resenha: Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade

 

Créditos da imagem: Magnus Homini

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu blog.

O livro “Roube como um artista” é sobre trabalhar a criatividade através de 10 passos super simples. O autor Austin Kleon afirma que ninguém precisa ser um gênio para fazer conteúdos criativos na era digital, tudo que precisa ser é você mesmo e ter boas fontes de inspiração. Por isso, vou comentar esses 10 passos aqui.



    1. Roube como um artista

Primeiro, você deve saber que nada é original, tudo foi reinventado e adaptado para outros fins, e que você deve se inspirar nisso. Austin fala que toda ideia é uma mistura de coisas que já existem ou que você já pensou anteriormente.

Ele cita o exemplo mais real de todos, que você é uma mistura do DNA do seu pai e da sua mãe. Você não igual a eles, mas tem os traços deles. Você é a evolução de uma mistura dos seus ancestrais, então o mesmo acontece com os seus pensamentos e referências de criatividade.

    2. Não espere saber quem você é para poder começar.

Sabe aquele blog ou aquelas ideias legais de conteúdo fervilhando aí na sua mente? Já está na hora de começar a fazer, pois essas ideias precisam ser expostas na internet.

“Ah, mas ninguém vai ver o meu blog ou não vou ter muitas visualizações nos stories”.

Todo mundo começa do zero, então o seu blog não vai para o ar até você publicar nele ou os seus stories que só tem 20 visualizações não vai aumentar até você começar a postar com frequência. Eu mesma ainda estou tentando acertar qual vai ser o formato do meu blog.

    3. Escreva o livro que você quer ler

Escreva sobre as coisas que você gosta, pois não a nada que alimente mais a criatividade buscar novas fontes sobre o assunto que você gosta e depois escrever sobre elas. Poucas pessoas sabem disso, mas existe algo chamado “fanfic” ou “ficção de fã”.

Eu mesma já escrevi muita fanfic e todas elas eram inspiradas em filmes do romance dos anos 90 e pelas músicas do Justin Bieber, adoro assistir filmes de comédia adolescente, porque fizeram parte da minha adolescência assim como Justin Bieber, então chegou o momento que eu queria mais disso e não achava nada que gostasse até me encontrar nas fanfics.

O próprio autor Austin Kleon fala sobre a sua fanfic do filme “Parque dos Dinossauros”, porque quando amamos algo não queremos que isso acabe.

     4. Use as mãos

Austin fala sobre colocar o corpo para trabalhar na forma literal, sobre você ter uma mesa analógica e outra digital. Nós dependemos muito dos nossos celulares e computadores, quando queremos fazer algo a primeira coisa que pensamos é se existe um aplicativo para isso e no final acabamos não fazendo nada.

Por isso, ele diz para explorar a arte com as mãos, então pinte um quadro, faça um desenho, mexe as suas mãos para construir algo que você goste assim como fazíamos quando éramos crianças com os brinquedos.


    5. Projetos paralelos e hobbies são importantes.

Pratique a procrastinação produtiva e reserve um tempo para ficar entediado. Sim, você pode escolher ficar entediado e não ser produtivo que isso vai aguçar a sua mente do mesmo jeito, pois estamos tão entediados que começamos a pensar em coisas para fazer. Já tive ótimas ideias de enredo de livros de romance indo de ônibus para a faculdade e anotei todas no meu caderno ou no blocos de nota do celular.

Outra coisa, tenha um hobbie para afastar a sua mente do trabalho, pois assim você renova as suas energias para criar novos projetos, mas tenha cuidado para não ficar obcecado com o seu hobbie ao ponto de ele virar um trabalho maçante.

     6. Faça um bom trabalho e compartilhe com as pessoas.

Austin diz que todo mundo adora saber de segredos e ainda mais como você consegue fazer coisas tão legais. Por isso, todo trabalho e o segredo por trás dele deve ser compartilhado na internet, assim as pessoas vão recompensar você de alguma maneira ao compartilhar o seu trabalho ou pagando pelo o mesmo.

    7. A geografia não manda em nós.

Você pode conseguir muita informação através da internet, porém nem toda boa inspiração vem da internet.

Ele fala que as vezes o nosso cérebro fica muito confortável quando ficamos em um ambiente por um longo tempo, então você precisa deixa-lo desconfortável ao viajar ou passar um tempo com pessoas que façam algo diferente de você.

Nós precisamos alimentar os nossos cérebros ao encontrar um ambiente que nos proporcione criatividade, network, conexão espiritual e boa comida.

     8. Seja legal. (O mundo é uma cidade pequena)

A lição importante é que se você fala sobre alguém na internet, essa pessoa vai acabar sabendo. A internet não é uma terra sem lei e isso pode ser o principal motivo para acabar fazendo inimigos nela, mas dependendo do que você falou é uma ótima maneira de fazer amigos também.

Saiba que tudo que você compartilha causa uma reação nas pessoas sejam amor e ódio, mas não deixe se abater com isso, se cerque de pessoas que te apoiam e tenha uma pasta de prints de elogios. Porém, Austin ressalta para ler apenas quando se sentir muito para baixo, pois elogios podem acabar te tornando narcisista.

     9. Seja chato. (É a única maneira de terminar um trabalho)

Sabe aquele emprego chato que você tem que suportar? Às vezes é necessário continuar nesse emprego chato até conseguir ganhar dinheiro fazendo o que ama, pois esse emprego te faz encontrar outros humanos que você pode roubar boas inspirações.

Porém continue cuidando bem de si mesmo ao se alimentar bem e fazer exercícios físicos, e isso também inclui se casar bem. O casamento não é só sobre ter a parceira certa para te apoiar e te ajudar em várias áreas da vida, seja elas financeira, amizade ou criatividade, e o mesmo vale para sócios também.

     10. Criatividade é subtração

Você deve ser seletivo com as informações que recolhe, tudo bem deixar algumas coisas de fora para poder fazer a sua arte. Muitas vezes quando estamos com bloqueio criativo não sabemos o que fazer, sendo que você precisa impor algumas restrições a si mesmo como fala o tópico 6 sobre ficar entediado pode ajudar a ter boas ideias.

 

Espero que essa resenha tenha te ajudado a esclarecer dúvidas sobre livro e perceba que vale a pena compra-lo.

Com amor, Andy.

Compartilhe esse post para ajudar a divulgação!

Acompanhe mais dicas no Pinterest -> Andy Rodrigues

Me siga no Instagram -> @andyjrodrigues


You Might Also Like

0 comentários