4 erros que você deve evitar como social media

 


Oi pessoal, tudo bem?

Existe vários tipos de conteúdo te ensinando a ser um bom social media e que tudo parece ser super fácil, a própria série Emily in Paris já mostra que é algo muito fácil, mas aqui é Andy in Maceió haha.

Ser social media é uma profissão muito boa para quem gosta de criar, compartilhar conteúdo e buscar novos conhecimentos, você quase pensa que é impossível ter erros já que se trabalha muito com a criatividade.

Entretanto, existe erros muito bobos que podem acontecer. Por isso, eu vou listar os erros que já cometi como social media e o que aprendi com isso.


  • Erros de português

Sim, eu já errei no básico que é o português, principalmente quando as palavras são muito semelhantes e parece trazer o mesmo significado. Pode parecer algo extremamente básico e bobo, mas vou contar qual foi a minha maior vergonha.

Ano passado, eu estava gerenciando o Instagram de um candidato a prefeito e na cidade tinha um bairro chamado Vila Beiju de Coco, então o corretor acabou trocando para “cocô”. Não tinha percebido o erro e postei mesmo assim, então no dia seguinte quando fui para o trabalho caiu a bomba sobre o meu erro no story do candidato.

Aprendi que tenho que ler a mesma frase mil vezes antes de publicar para não acabar fazendo “cocô” nos posts do cliente. Além de que existem muitos “professores” de português na internet que não vão te perdoar.

  • Ser ansiosa

Sabe aquela frase “A pressa é inimiga da perfeição”? Então, ela é a sua inimiga oficialmente. Já tive ideias muitos interessantes para posts, escrevi tudo bonitinho e pedi para o designer fazer, então depois de feito e postado, as pessoas começaram a dizer que não estava fazendo sentido.

O que aprendi com isso? Que nem sempre a referência que você produziu na sua cabeça pode fazer sentido para outras pessoas, então é preciso simplificar o máximo possível, pois a sua intenção é ajudar a sua audiência e não confundir ainda mais a mente delas.


  • Não fazer pesquisa

Todo mundo adora novidades, principalmente relacionada a facilitar a vida nas redes sociais e truques para aumentar o engajamento, mas antes de tudo que for publicado é bom ter uma pesquisa.

Outra experiência real que aconteceu comigo:

Eu trabalhava em uma agência, chegou uma lista de assuntos que deveria ser publicado e um deles chamou a atenção de todos na agência que era o Programa Leiteiro. O dono da agência não sabia o que era e queria falar diretamente com o cliente para pedi uma explicação, mas consegui descobri o que era ao pesquisar no Google.

Não foi um erro meu, mas dá para descobrir qualquer coisa através do Google e evitar de ficar incomodando o cliente com coisas desnecessárias. Afinal, ele te contratou para gerenciar as redes sociais dele, enquanto ele trabalha com outras coisas.

  • Não usar o hype ao seu favor.

Muitas pessoas amam séries, filmes e jogos, e tudo isso pode ser transformado em referência para passar alguma dica legal nos posts. Claro que para usar essas referências vai depender do nicho que você está trabalhando, mas você pode fazer isso no seu próprio Instagram.

Meu erro:

Recentemente, saiu a série “O Gambito da Rainha” e o meu erro não foi ter assistido essa série quando ela estava no hype, pois muitos criadores de conteúdo fizeram posts usando essa série como referência.

Você não tem que ser igual a todo mundo, mas é bom estar atenta as novidades. A Netflix é um grande ditador de tendências no mercado de stream e isso acaba influenciando outras áreas relacionadas ao marketing de conteúdo.

No entanto, tudo bem ficar mal por ter errado algumas vezes, pois é assim que você vai aprendendo a evoluir na sua área. Eu mesma me sinto bem mais confiante agora do que era a meses atrás e através dessas experiências eu pude compartilhar com vocês como evitar erros.

Espero que essas experiências tenham ajudado você de alguma maneira.

Com amor, Andy.

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Acompanhe mais dicas no Pinterest -> Andy Rodrigues

Me siga no Instagram -> @andyjrodrigues


You Might Also Like

0 comentários